FAPESP e Instituto Jô Clemente: chamada para apoio aos estudos sobre o transtorno do espectro autista

A FAPESP e o Instituto Jô Clemente (IJC) lançaram uma nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. O prazo para a submissão de pré-propostas vai até 26 de fevereiro.

O objetivo do edital é ampliar o conhecimento científico e fomentar inovações sobre o transtorno do espectro autista (TEA) em duas linhas temáticas: Saúde e Educação.

Na linha de Saúde, serão recebidas propostas que visem transformar descobertas científicas em benefícios clínicos para o diagnóstico e prognóstico de pessoas no espectro. São de interesse projetos que utilizem uma coorte de estudo já estabelecida e avaliem o impacto das intervenções na qualidade de vida: 1) Marcadores Biológicos: marcadores genéticos, epigenéticos, bioquímicos e imunológicos que influenciam o prognóstico clinico; 2) Tecnologias de Inteligência Artificial: utilização e/ou desenvolvimento de ferramentas de IA para análise de dados clínicos, genéticos e fenotípicos e comportamentais, com o objetivo de manejo do autismo.

Na linha de Educação, serão recebidas propostas de pesquisa que explorem e desenvolvam soluções inovadoras e inclusivas relacionadas a: 1) Capacitação e Formação: criação e implementação de práticas baseadas em evidências que sejam sustentáveis a longo prazo, de baixo custo e altamente escaláveis, empregando recursos tecnológicos voltados para profissionais e/ou familiares; 2) Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Ensino Colaborativo aplicados ao TEA: investigação e implementação de práticas pedagógicas flexíveis e personalizadas com o objetivo de promover a autonomia, o desenvolvimento integral e a inclusão social.

As modalidades de apoio oferecidas são Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração e Auxílio à Pesquisa – Projeto Inicial.

Um evento on-line para apresentar o edital e esclarecer as dúvidas de interessados em submeter propostas será realizado amanhã (04/02), das 10h às 11h. As inscrições podem ser feitas pelo site da FAPESP.

O texto completo da chamada de propostas está publicado em: fapesp.br/17287.
 

 

Texto: Agência FAPESP