A FAPESP lançou uma chamada de propostas com a Ohio State University (OSU) para fomento a colaborações científicas entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da universidade norte-americana. A chamada é conduzida no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições.
As propostas deverão ser elaboradas em conjunto por um pesquisador responsável do Estado de São Paulo e outro da OSU, preferencialmente nas áreas de tecnologia e sociedade; ética, governança e direito; ciência de dados e inteligência artificial; agricultura e meio ambiente; novas formas e fontes de energia; novos rumos nas Humanidades; e câncer e imunologia.
A FAPESP e a OSU financiarão conjuntamente até US$ 20 mil por projeto com duração de até dois anos.
Os projetos selecionados vão receber financiamento na categoria seedcorn funding, caracterizada como um apoio inicial para fomentar parcerias por meio de mecanismos de colaboração de curto prazo, como despesas com mobilidade, custos diretos modestos de pesquisa e realização de workshops. Serão selecionadas até cinco propostas.
Na Fundação, os projetos serão enquadrados segundo as normas e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular. A chamada está aberta para pesquisadores com vínculo empregatício com uma instituição de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Pesquisadores que já tenham um Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático no Brasil e um em colaboração são elegíveis para a chamada.
As propostas devem ser redigidas em inglês e submetidas por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 25 de agosto.
A chamada está disponível em https://fapesp.br/17613.
Texto: Agência FAPESP