O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério das Mulheres, o British Council e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), lança o 2º Prêmio Mulheres e Ciência, voltado ao reconhecimento de pesquisadoras que contribuíram de forma significativa para o avanço científico e tecnológico no Brasil.
O prêmio tem como objetivo promover a diversidade e a participação de mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação, fortalecendo a equidade de gênero, étnica e racial, e valorizando trajetórias de excelência.
Categorias:
-
Estímulo – prêmio de R$ 20.000,00
Destinada a pesquisadoras doutoras tituladas a partir de 2010, nas três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
(O prazo de titulação pode ser ampliado em até 2 anos por parto ou adoção.)
Além do valor em dinheiro, as vencedoras recebem passagem, hospedagem, diárias para congresso científico e certificado. -
Trajetória – prêmio de R$ 40.000,00
Destinada a pesquisadoras doutoras tituladas até 2009, também nas três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
As vencedoras recebem, além do valor em dinheiro, missão ao Reino Unido para discussão de políticas em educação superior e ciência e certificado.
Principais pré-requisitos
-
Currículo Lattes atualizado (até a data da inscrição);
-
Envio de memorial acadêmico em PDF, evidenciando contribuições científicas e tecnológicas relevantes;
-
Desenvolvimento de pesquisa no Brasil nos últimos 5 anos.
Inscrições
-
Período: de 9 de outubro a 24 de novembro de 2025 (exclusivamente pelo site do prêmio);
-
Divulgação dos resultados: até 27 de fevereiro de 2026;
-
Cerimônia de premiação: março de 2026, em Brasília.
Mais informações e inscrições: CNPq – Prêmio Mulheres e Ciência
Dúvidas sobre o edital: atendimento@cnpq.br | (61) 3211-4000 (segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, horário de Brasília).