Palestra com Edvard Moser – “A neurociência do espaço e do tempo: das células individuais às populações neurais” – USP São Paulo

Palestra com Edvard Moser – “A neurociência do espaço e do tempo: das células individuais às populações neurais”

Ganhador do Nobel que descobriu o GPS do Cérebro

Data24/11/2025 – 10h às 11h30

Local: Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600 – São Paulo)

Link para inscrições:Inscreva-se

(Haverá tradução simultânea)

 

Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII)

A Iniciativa é um programa global patrocinado pela AstraZeneca que visa aproximar laureados de jovens cientistas e do público em geral, oferecendo oportunidades para compartilhar ideias e inspirar a comunidade científica. Desde 2010, a AstraZeneca tem colaborado com a iniciativa para realizar eventos em universidades e centros de pesquisa, incluindo palestras, discussões e entrevistas, com o objetivo de promover a compreensão e a inovação.

Edvard Moser, Nobel Prize “GPS do cérebro” no Brasil – 2025

Em 2025, a AstraZeneca Brasil sediará a sétima edição da iniciativa que contará com a vinda do laureado Edvard Moser. Em colaboração com a USP, será realizado um evento com o laureado Edvard Moser, no dia 24 de novembro, às 10h, no Centro de Convenções Rebouças.

Sobre Edvard Moser

Edvard Moser nasceu em Ålesund, na Noruega. Após estudar na Universidade de Oslo, onde conheceu sua futura esposa e co-laureada May-Britt Moser, obteve o doutorado em neurofisiologia em 1995. Depois de passagens pela Universidade de Edimburgo e pelo University College London, o casal mudou-se para a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia em Trondheim. Edvard Moser é professor de neurociência e diretor do Instituto Kavli de Neurociência de Sistemas em Trondheim. Edvard e May-Britt Moser têm duas filhas.

Trabalho: A consciência da própria localização e a capacidade de encontrar caminhos para outros lugares são fundamentais tanto para humanos quanto para animais. Em 2005, May-Britt Moser e Edvard I. Moser descobriram um tipo de célula importante para determinar a posição, localizada próxima ao hipocampo, uma área situada no centro do cérebro. Eles observaram que, quando um rato passava por determinados pontos dispostos em uma grade hexagonal no espaço, células nervosas que formam uma espécie de sistema de coordenadas para navegação eram ativadas. Posteriormente, demonstraram como esses diferentes tipos de células cooperam entre si. 

Nobel Prize: Moser, em colaboração com a sua esposa May-Britt Moser e John O’Keefe, ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2014 pela descoberta do “GPS interno” do cérebro, um sistema de posicionamento composto pelas células de lugar (descobertas por O’Keefe) e as células de grade (identificadas pelos Moser) que permite ao cérebro mapear e navegar no espaço.

 

 
Informações: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – USP